A extinção que levou os dinossauros a cabo foi uma grande extinção em massa que finalizou a Era Mesozóica . Essa extinção é chamada em massa porque extinguiu não apenas os dinossauros, mas vários outros seres que viviam nessa época, como os amonites (que eram moluscos cefalópodes, assim como os atuais polvos) répteis e invertebrados marinhos, plantas e quase todos os vertebrados grandes que habitavam as terras, mares e ares.

Muitas hipóteses já foram levantadas na tentativa de explicar a extinção dos dinossauros, sendo que algumas já foram refutadas. As duas hipóteses mais consideradas sugerem um fim causado ou pelo impacto de um asteróide ou por uma erupção vulcânica gigante.
chicxulub
A primeira evidência a favor do impacto por um asteróide provém de pedras que datam do Cretáceo contendo quantidades extraordinárias do metal irídio. Acontece que o irídio é muito raro no planeta Terra, mas muito abundante em meteoritos. Devido a isso se sugere que o irídio encontrado em vários pontos da Terra nessas pedras antigas, provém de uma nuvem de detritos formada após o impacto do asteróide na Terra, que teria levado à extinção dos dinossauros e vários outros organismos. Pelos locais onde o irídio foi encontrado, calcula-se que o asteróide deveria ter cerca de 10 km de diâmetro. Outra evidência é o local onde a cratera causada pelo impacto do asteróide foi encontrada. A estrutura geológica ficou conhecida como cratera de Chicxulub e está situada em Yucatán, México. Essa estrutura de impacto tem 180 km de diâmetro!
dinosA segunda hipótese é baseada em uma erupção vulcância ocorrida na Índia que formou camadas de lavas chamadas “Deccan Traps”, que atualmente cobrem 500 000 km2, embora acredita-se que antes essa área coberta era maior. Segundo essa teoria, as taxas de erupção eram muito elevadas e duraram cerca de 1 milhão de anos, levando à extinção dos dinos.
Por fim, ainda não se sabe exatamente qual evento então foi responsável pela extinção: se o impacto do meteoro, se os efeitos gerados pelas intensas erupções vulcânicas(como a formação de aerossóis e cinzas, levando a mudanças climáticas) ou se ambos.